Volumetria de Precipitação: Método de Volhard
Método de Volhard
Resumo
A aula prática teve como objetivo determinar a massa de KI no xarope que foi de 7,35 mg. Neste experimento o titulante foi KSCN e os quatro titulados: KI (íon haleto), AgNO3, HNO3, Fe(NC3)3 (um indicador extremamente sensível para o íon SCN).
Introdução
O termo análise titrimétrica refere-se á análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contem a substancia a ser analisada. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada.
O reagente cuja concentração é conhecida é denominado titulante e a substancia que esta sendo dosada, titulado.
As reações de precipitação dependem da combinação de íons para formar um precipitado. Os processos de precipitação mais importantes na análise titrimétrica utilizam o nitrato de prata como reagente (processos argentimétricos). Um exemplo desse procedimento é o método de Volhard de titulação de prata na presença de acido nítrico livre com ticionato de potássio ou de amônio. O indicador é uma solução de nitrato de ferro (III) ou de sulfato de amônio e ferro (III). A adição da solução de ticionato precipita, inicialmente, ticionato de prata. Quando a reação estiver completa, o ticionato em excesso produz a coloração marrom-avermelhada do íon complexo.
No método original de Volhand, a determinação de prata em ácido nítrico diluído por titulação com solução padrão de ticionato com um sal de ferro (III) como indicador, mostrou ser útil, também, em análises indiretas.
Materiais e Reagentes
Balão volumétrico 50 ml;
Erlenmeyer 125 mL;
Pipetas (5mL e 10 mL) ;
Bureta 10 mL;
Pipeta de pasteur;
Pera;
Proveta;
Suporte ;
Garras;
Béquer (50 mL e 100 mL);
Xarope