Método de Volhard
MÉTODO DE VOLHARD
ANÁPOLIS – GOIÁS
OUTUBRO/2014
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
(MÉTODO DE VOLHARD)
Como exigência do componente curricular: Química analítica quantitativa.
ANÁPOLIS – GOIÁS
OUTUBRO /2014
1.0 – RESUMO
A química analítica quantitativa utiliza às técnicas básicas da analise quantitativa, em que se busca determinar a concentração ou quantidade de matéria desconhecida em espécie. Realizou-se o método Volhard, determinação direta do íon de prata com uma solução padrão de tiocianato, onde o ponto final indica-se pela formação de um complexo vermelho, e que apresenta cor nítida e se forma numa zona bastante próxima do seu ponto de equivalência, em que sua formação é verificada após a precipitação completa do íon que será dosado.
2.0 – INTRODUÇÃO
No âmbito da química quantitativa, é comum a necessidade de se determinar soluções, e/ou quantidades de certas espécies química em soluções, e para se determinar estas medidas, utiliza-se, freqüentemente, métodos analíticos, dos quais se destacam a volumetria.
Em uma volumetria utiliza-se uma solução padrão, de concentração conhecida, e cuidadosamente preparada, para evitar erros que possam comprometer a análise. Esta solução será utilizada para titular um volume conhecido de uma solução, de concentração desconhecida.
O método de Volhard consiste no processo de detecção do ponto final numa volumetria de precipitação. Se baseia na formação de complexo corado, solúvel, que, portanto, dê cor à solução, e possa assim ser detectado visualmente. O complexo, além de apresentar uma cor nítida, deve formar-se numa zona bastante próxima do ponto de equivalência, de modo que a sua formação se verifique logo após a precipitação completa do íon a dosear.
Este método é geralmente utilizado na titulação do íon prata (Ag+) com uma solução padrão de tiocianato, sendo o ponto