Eco lixeiras com monitores de computador
Resumo: Este projeto visa reutilizar carcaças de monitores CRT para fazer lixeiras que lixeiras serão agrupadas em 5 possibilitando a segregação do resíduo descartado (coleta seletiva).
1 – Introdução: Devido à grande quantidade de produtos eletroeletrônicos gerados atualmente, nem sempre esse descarte é acompanhado de políticas públicas adequadas para a disposição final destes produtos. Os monitores em forma de cubo, tecnicamente chamados Tubos de Raios Catódicos (CRT), populares na década de 90, constituem grande parte destes resíduos eletrônicos descartados.
O monitor é a parte do computador que menos atrai interesse para a reciclagem devido a sua grande quantidade de componentes, entre eles substâncias consideradas perigosas como por exemplo o chumbo e o bário (RIBEIRO, 2008).
A substituição de monitores CRT por monitores LCD têm provocado um rápido aumento na quantidade de peças descartadas. Segundo estudos da ONU, a geração de lixo eletrônico deve alcançar patamares de até 500 % superiores aos patamares de 2007 em países como a Índia e a China até 2020.
O interior do monitor CRT é constituído de materiais potencialmente recicláveis sendo que alguns são valiosos (ouro e prata), porém devido ao alto custo de reciclagem das carcaças, estas são indevidamente despejadas nos lixões e acabam contaminando o solo e, por vezes, o lençol freático porque parte de seus materiais são tóxicos.
O presente trabalho visa reutilizar as carcaças de monitores CRT como lixeiras e assim cooperar com o programa de coleta seletiva do município de Inconfidentes. A educação ambiental é essencial para a eficácia da coleta seletiva, e nosso projeto tem como objetivo conscientizar desde a infância a fazerem a coleta seletiva.
2 – O projeto:
O Sr. Claudinei proprietário de um ferro velho no distrito de Crisólia, Ouro Fino (MG) nos forneceu pouco mais de 100 carcaças do monitor tipo CRT, alegando