aula de memória
online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
MÓDULO 3 – MEMÓRIA
Nos módulos anteriores (de números 1 e 2), os processos psicológicos básicos de sensação e percepção foram tratados em todo o seu detalhamento. Neste módulo de estudos, deixaremos de lado estes processos já conhecidos e trabalharemos um novo processo psicológico básico: a memória humana.
Novamente manteremos o autor David Myers como nossa referência bibliográfica básica. Veja, a seguir, como este autor apresenta o processo psicológico básico de memória humana:
A memória é o arquivo da mente, o reservatório que armazena o que é aprendido. Para o senador romano
Cícero, a memória era o “tesouro e guardião de todas as coisas”. Para a psicologia, memória é qualquer indicação de que a aprendizagem persistiu através do tempo. É nossa competência para armazenar e recuperar a informação.
(MYERS, 2006. p. 249)
Percebemos que há tempos a memória é considerada de vital importância para a adaptação do ser humano ao seu meio. Sem a capacidade de memorizar os fatos, as experiências e/ou novas aprendizagens, a interação do indivíduo com o meio e com demais pessoas (além da própria capacidade de se reconhecer enquanto ser histórico) ficaria improvável.
É importante que você, ao final deste módulo de estudos, seja capaz de caracterizar a memória como um sistema de processamento de informações e de verbalizar sobre sua metodologia de estudo. Eis os tópicos diretamente correlacionados a este processo psicológico básico:
a) Como se dá o fenômeno da memória humana (esquema de processamento de informação e analogia com o funcionamento de um microcomputador);
b) Quais são os tipos de memória humana (memória sensorial, memória de curto e de longo prazo); c) As etapas do processamento de informação (codificação, armazenamento e recuperação) pela memória humana e suas especificidades;
d) O que é considerado como “esquecimento” e em quais as diferenças deste de acordo com a etapa de