Estado Islâmico
Estado Islâmico
Definição:
Fundamentalismo islâmico é um termo ocidental utilizado para definir a ideologia política e religiosa fundamentalista que supostamente sustenta o Islão. De origem midiática, este termo define o Islão como, não apenas uma religião, mas um sistema que também governa os imperativos políticos, econômicos, culturais e sociais do estado, quebrando o paradigma de estados laicos, comum nesta parte do planeta.
Objetivo:
Um objetivo crucial do fundamentalismo islâmico, definido pelo ocidente, é a tomada de controle do Estado de forma a programar o sistema islamista, ou seja, que abriga e coordena todos os aspectos sociais de uma sociedade através da sharia islâmica. (Sharia = lei islâmica). O seu objetivo é configurar quer as vidas individuais quer a sociedade no seu conjunto, de forma a assegurar que o Reino de Deus possa ser efetivamente estabelecido na terra e que a paz, o contentamento e o bem-estar possam preencher o mundo. O modo de vida islâmico é assim baseado num conceito único do lugar do homem no universo.
Base Ideológica: Quando olhamos à nossa volta, percebemos que cada família tem um chefe; cada escola tem um diretor, cada cidade o seu prefeito, cada estado um governador e cada nação um chefe de estado. Além disso, sabemos, fora de qualquer dúvida, que cada produto é o resultado do trabalho de um determinado produtor e que cada obra de arte é a criação de algum grande artista. Percebemos que nenhuma família pode funcionar adequadamente sem um chefe responsável, que nenhuma cidade pode existir de forma harmoniosa sem uma boa administração e que nenhum estado sobrevive sem um líder, qualquer que seja ele. Alguns indivíduos, intelectuais e grupos, que defendem esses regimes como islâmicos, justificam sua alegação com a ideia da implementação gradual, afirmando que o Islamismo deve continuar na sua obra de uma forma lenta e progressiva, antes de alcançar o estágio no qual ele será um sistema