gestao ambiental
Podemos definir como lixo eletrônico ou e-lixo tudo o que é proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras etc. Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com a rapidez da tecnologia, cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os "antigos" ainda estejam funcionando. O lixo eletrônico causa um grave problema para o meio ambiente, pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. Um único laptop, por exemplo, exigem 50 mil litros d'água em seu processo de fabricação. Além disso, se considerarmos que a vida útil desses equipamentos é muito curta - a de um computador gira em torno de três anos, e a de um celular, cerca de dois anos - podemos ter dimensão da quantidade de lixo que o descarte de eletrônicos significa. A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente. Os computadores possuem componentes derivados de materiais como ouro, prata e cobre que, quando depositados de modo irregular e expostos ao sol e a chuva, liberam partículas que podem contaminar o solo. Para evitar essa contaminação é feita uma separação dos metais e do plástico, que são encaminhados para uma reciclagem adequada.
Lixo Eletrônico - O que pode ser descartado?
Televisores e monitores antigos, conhecidos como CRT (Tubo de Raios Catódicos), pois contém substâncias tóxicas como cádmio, mercúrio e o chumbo, sendo prejudiciais à saúde.
O descarte de lixo eletrônico inclui os seguintes produtos:
Batedeiras, cafeteiras, aquecedores, ventiladores e circuladores de ar, espremedor de frutas e vários eletrodomésticos de porte pequeno;
Computadores Desktop, Notebooks, Notebooks, Hds, Estabilizadores, Fax,