pregação - a casa do oleiro
-Introdução: Este texto conhecido me faz refletir muito a cada vez que o leio. Sinto como se Jeremias fosse eu mesmo que desci à Casa do Oleiro, me entreguei nas mãos do Oleiro e sendo amassado e moldado me torno um vaso de barro.
Com esta mensagem precisamos refletir o que tem mudado em nossas vidas e se realmente estamos sendo moldados por Deus. Onde você está? Na casa do Oleiro? Isso não basta. É preciso estar nas mãos do Oleiro! Se estivermos nas mãos do Oleiro é por que Ele está moldando nossas vidas.
-->
Muitas vezes são necessárias situações difíceis para nos moldar por que estamos secos e endurecidos, é preciso quebrar tudo e voltar a ser barro para então se tornar um Vaso de Bênção.
Você tem sentido Deus moldando sua vida?
Vamos refletir sobre este texto, conhecendo onde é a Casa do Oleiro, quem é o Oleiro e o quem é o Vaso de barro:
1- A Casa do Oleiro - Igreja: v.2
A Casa do Oleiro ficava provavelmente numa várzea bem baixa, por isso Deus disse ‘desce’.
Isso nos ensina que a casa do Oleiro é um lugar de:
-Humildade: a Igreja é um lugar onde devemos ser humildes, por isso Paulo dizia para não pensarmos de nós além do que somos (Filipenses 2.1-3). Na Igreja precisamos descer de nosso egoísmo, deixar nossos títulos e sermos todos irmãos. É o lugar aonde chegamos e nos ajoelhamos para nos humilhar e confessar que somos pecadores
-Ouvir a Palavra: a Igreja é um lugar de ouvir a Pregação da Palavra de Deus que nos molda e nos limpa (João 15.3). A pregação deve ser prioridade na Igreja acima de todas outras atividades. Quando ouvimos a Palavra de Deus recebemos a fé necessária para vencer (Romanos 10.17).
-Ser moldado: ao ouvir a Palavra Deus nos molda e muda. Muitas vezes o relacionamento com os irmãos também nos molda (Provérbios 27.17). Nosso caráter, temperamento e personalidade são moldados quando aprendemos a Palavra de Deus na Igreja. Aqui também aprendemos a respeitar os irmãos, autoridades, seguir princípios e normas