Circulação de conheçimento
Para se entender como se iniciou a história da educação no Brasil, é preciso considerar, o pluralismo étnico-cultural típico da nosso pais.
A população nativa do Brasil no periodo colonial era de etnias indigenas ,portadores de múltiplus costumes.
Outro ponto significativo é a transferência de escravos africanos para o Brasil no final do século XVI. Referente a colonização ,além dos portugueses vieram franceses,holandeses,alemães e espanhões - e junto com eles seus costumes e tradições.
Como a inteção dos portugueses não era apenas mercantil,também emplantaram aqui a sua politica ,religião e cultura. Outro ponto importante para analizar era que a população de mulheres brancas era escassa ,já que os portugueses não priorizavam a vinda da familia. Com isso surgiu mancebias,concubinatos,misturas étnicas e filhos ilegítimos, dai os esforços das autoridade civis e da Igreja para a regularização dos casamentos.
Expande-se então uma população de individuos nascidos no Brasil: brancos,negros,e mestiços .A cor da pele provocou estranhamentos e para muitos foi motivo de repugnância social e cultural.
E então se destaca a variação pedagógica no caso dos jesuitas,nada mas é que a ação missionária da conversão dos indios. A ação católica associou-se aos interesses politicos e econômicos dos colonizadores portugueses.Também aconteceram muitos conflitos ,pois os jesuitas eram contrários a idéia dos colonizadores de escravizar dos indios. Esse periodo foi marcado pela resistência aos costumes étinicos e hábitos diferentes .
A ação expedicionária e colonizadora dos portugueses
No século XIII o reino português se constituiu como território fixo e o dialeto local ,tornou-se lingua oficial. Devido a guerra entre Inglaterra e França os portugueses dominaram