Padroniza O
SUMÁRIO
I- OBJETIVOS: 4
II- INTRODUÇÃO TEÓRICA: 4
III) NOTAS DE SEGURANÇA: 5
IV) PRÉ-LABORATÓRIO: 6
Unidades de concentração das soluções 6
Concentração em gramas por litro 6
Concentração em quantidade de matéria (Molaridade) 6
Composição percentual 7
CÁLCULOS 7
V) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 9
Parte A 9
Parte B 9
Parte C 10
Parte D 10
VI) PÓS-LABORATÓRIO: 13
CONCLUSÃO 14
VII) BIBLIOGRAFIA: 15
I- OBJETIVOS:
1) Preparar soluções.
2) Verificar a concentração real das soluções preparadas.
3) Preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas.
II- INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas, ou seja, são todas as misturas homogêneas constituídas de duas ou mais substâncias.
As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de soluto na solução quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas considerando a proporção entre soluto e solvente. Soluto e Solvente são os termos usados para representar os componentes de uma solução, onde Solvente é o componente da solução que se encontra em maior quantidade, é a substância que está sendo dissolvida e soluto, o que se encontra em menor quantidade é a substância que efetua a dissolução.
Classificação das soluções com relação à quantidade de soluto dissolvido. De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, as soluções podem ser não saturadas, saturadas e supersaturadas. A solubilidade de um soluto é a quantidade máxima deste que pode dispersar-se numa certa massa de solvente a uma dada temperatura.
Solução insaturada: contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto