Apresenta O HTLV 1
Sou portador sem sintomas de HTLV-I, quais os primeiros sintomas que poderão aparecer?
Como já enfatizamos, cerca de 99% das pessoas portadoras do HTLV-I NUNCA desenvolverão qualquer problema de saúde relacionado ao vírus HTLV.
Entretanto, alguns pacientes podem desenvolver problemas neurológicos, geralmente, começam a se queixar de dores nos membros inferiores (panturrilhas), na região lombar (parte inferior da coluna lombar), dificuldade de defecção ou micção.
Estes sintomas são sempre progressivos e estão na região abaixo da linha do umbigo.
VOCÊ SABIA ?
Existe algum exame de sangue que indique o risco do desenvolvimento de doença em pessoas assintomáticas e portadoras de HTLV-I?
Até o momento nenhum exame tem esta capacidade. Entretanto, novos estudos indicam que a quantidade do vírus HTLV-I no sangue, chamada carga viral, poderá indicar algum risco.
VOCÊ SABIA ?
Como se faz o diagnóstico da infecção pelo HTLV-I?
Somente por exame sorológico específico para pesquisa de anticorpos anti-HTLV-I/II no sangue.
Após os exames de triagem, geralmente utilizando teste de ELISA, existe uma necessidade, em caso deste teste ser reativo (positivo) da realização do teste para confirmar e diferenciar anticorpos antiHTLV-I e anti-HTLV-II.
VOCÊ SABIA ?
Quais os casos que merecem tratamento ?
Os casos onde existem sintomas comprovados de doença associada ao HTLV-I, como paraparesia espástica tropical (TSP), uveíte, ATL, entre outras.
O tratamento irá depender de uma avaliação neurológica, assim como estadiamento do grau de comprometimento, tempo de evolução, presença de outras infecções virais etc.
VOCÊ SABIA ?
Qual o tratamento para os indivíduos assintomáticos para HTLV-I?
Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV-I é muito baixo, não existe indicação de tratamento nos casos assintomáticos, até este momento.
SEMPRE É BOM SABER...
Tenho 28 anos e sou portadora do HTLV-I assintomática e gostaria de saber se existe algum