htlv 1
AGENTES ETIOLÓGICOS
Vírus HTLV-I e HTLV- II ,família retroviridae, subfamília Oncovirinae,vírus RNA de fita única que se aplica através de uma DNAc (complementar), uma intermediária pró- viral , através de uma enzima viral denominada reserva. Apesar de ainda não se conhecer o mecanismo exato da penetração vários tipos de células T, particularmente os linfócitos T CD4+, Enquanto o individuo HTLV-II infecta preferencialmente s linfócitos CD8+.Tal diferença do tropismo celular talvez influencie nas diferenças clínicas e na evolução das infecções associadas a este vírus. Esta estratégia parece ser fundamental para manter a habilidade dos retrovírus em induzir infecções e doenças crônicas durante toda a vida. O vírus HTLV é um retrovírus que tem progressão lenta, que podem causar alterações neurológicas, dificuldade de locomoção, paralisia e leucemia. A maioria dos pacientes assintomáticos não desenvolvem as doenças associadas. A região Sudeste do Japão apresenta a maior prevalência de infecção por HTLV-1 em todo o mundo.
- O Caribe um grande foco endêmico de infecção pelo HTLV-1.
- A cidade brasileira que registra a maior prevalência do vírus é Salvador, capital do estado da Bahia. A média é de 5% das pessoas infectadas pelo HTLV-1 OU HTLV II, desenvolver algumas doenças associadas.
- A doença é transmitida com maior incidência de homens infectados para mulheres.
- Maior incidência em indivíduos de baixo nível socioeconômico
-Apresenta uma prevalência alta em indivíduos descendentes de Africanos
Tal diferença de tropismo celular talvez influencie nas diferenças clínicas e na evolução das infecções associadas a estes vírus. Esta estratégia parece ser fundamental para manter a habilidade dos retrovírus em induzir infecções e doenças latentes e crônicas durante toda a vida. GRUPO DE RISCO
- viciados em drogas injetáveis,
- Portadores de HIV,
-Pessoas que receberam transfusão de sangue ou