Slide com falas Victor
BACHARELADO EM ODONTOLOGIA
HTLV-Vírus Linfotrópico das Células T Humana
Discentes: Aline Barbosa
Bruna Talita
Camilla Lopes
Geysiele Capelão
Jesebel Almeida
Tamires Santos
Docente: Victor Uchôa
O que é o HTLV?
O HTLV é um retrovírus, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo.
A doença é causada pelo vírus T-linfotrópico humano. O HTLV foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980) e é classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.
Fala
para o slide anterior/Geyse O HTLV é um retrovírus (tem material genético composto de
RNA)descoberto na década de 80 da mesma família do HIV, mas sem o mesmo grau de letalidade.
A infecção pelo HTLV I além da destruição, causam transformações nos linfócitos T que levam o infectado a desenvolver outras doenças.
Doze anos após a descoberta do vírus, estudos moleculares detalhados realizados em pacientes infectados identificaram uma mutação no retrovírus, que veio a ser chamado de HTLV II.
Morfologia do vírus:
Retrovírus;
Morfologia esférica;
Partículas virais;
Envelope viral;
Complemento do slide anterior/Aline O HTLV é um retrovírus, pertencente à família Retroviridae, subfamília
Orthoretrovirinae, gênero Deltaretrovirus9. É considerado um vírus complexo, com duas cópias de RNA de fita simples, formado por 9032 nucleotídeos. Assim como outros retrovírus, apresenta em sua estrutura genética os genes gag, pol e env que codificam, respectivamente, as proteínas do core, a enzima transcriptase reversa e as proteínas do envelope viral10. A estrutura do genoma do HTLV-1 e do HTLV-2 exibe grande similaridade, sendo que 70% da sequência de nucleotídeos são homólogos11.
O HTLV possui na extremidade 3’ de seu genoma os genes tax e rex que codificam as proteínas reguladoras de mesmo nome11-12. A proteína tax é associada diretamente com a transcrição viral, promovendo a imortalidade das células T e é