oxidos
É todo composto químico formado pelo oxigênio e um outro elemento que não seja o flúor. Essa restrição ao flúor se deve ao fato de ser ele o único elemento mais eletronegativo que o oxigênio.
NOMENCLATURA DOS ÓXIDOS:
A nomenclatura dos óxidos é bastante simples e pode ser feita usando o termo óxido seguido da preposição “de” e do nome do elemento ligado ao oxigênio:
Óxido de ............................... nome do elemento
Exemplos:
K2O – óxido de potássio
Al2O3 – óxido de alumínio
CaO – óxido de cálcio
AgO – óxido de prata
Para metais e ametais que apresentam mais de uma valência a nomenclatura é feita com o uso de prefixos numéricos gregos:
1 = mono
2 = di
3 = tri
4 = tetra
5 = penta
6 = hexa
7 = hepta
Exemplo:
PbO - monóxido de chumbo
PbO2 - dióxido de chumbo
Fe2O3 - trióxido de ferro
C- hexóxido de dicloro Cl2O7 - heptóxido de dicloro
CLASSIFICAÇÃO DOS ÓXIDOS EM FUNÇÃO DO SEU COMPORTAMENTO NA PRESENÇA DE OUTROS ELEMENTOS:
Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).
Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.
Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. Exemplo: (O-O)2-.
Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Exemplo: monóxido de carbono (CO).
Óxidos duplos ou mistos: originados da junção de dois óxidos de um mesmo elemento. Exemplo: magnetita (Fe3O4). Aplicação: ímã natural.
Óxidos anfóteros: apresentam ambiguidade, na presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e na presença de uma base como óxidos ácidos. Exemplo: óxido de zinco