Organização SUS
Ambiente Saudável e Qualidade no atendimento do serviço público em saúde
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.
Durante toda a vida, todas as pessoas necessitam de água e ar puros, ambiente saudável, alimentação adequada, situação social, econômica e cultural favoráveis, prevenção de problemas específicos de saúde, assim como educação e informação.
Isto quer dizer que fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer, como prejudicar a saúde. Para se melhorar realmente as condições de saúde de uma população são necessárias mudanças profundas nos padrões econômicos no interior destas sociedades e intensificação de políticas sociais, que são eminentemente políticas públicas. Ou seja, para que uma sociedade conquiste saúde para todos os seus membros, são necessárias uma verdadeira ação inter-setorial e as chamadas políticas públicas saudáveis, isto é, políticas comprometidas com a qualidade de vida e a saúde da população.
Desde que foi criado o sistema único de saúde com o intuito de integrar todo atendimento oferecido a população brasileira, prega-se que este atendimento deve ser de qualidade e que o poder público deve oferecer recursos, como também dispor de profissionais necessários para atender a população dos municípios.
No município de Campinápolis podemos encontrar situações bem contrárias ao que prega as leis de saúde pública no Brasil, sabemos porém, que este problema que vamos relatar não afeta este município isoladamente, pois estamos sempre vendo noticias de vários Estados mostrando o descaso do poder público com a situação dos hospitais pais afora.
A situação problema identificada no município de Campinápolis foi a falta de recursos e estrutura do hospital municipal e também a falta de profissionais especialistas