coca-cola
A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana.
Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, nunca teve sucesso nas suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio. Ai ele colocou um elefante no logotipo da marca.
1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos.
(4) Problema
1886 – O protestantes católicos tinham iniciado um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia beber alcool. Nessa altura todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson tiveram que procurar fazer outro produto que rendesse.
(5) Heis a solução
Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”,que eram lugares onde as pessoas iam após as compras, para se reunir e comer gelados e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores.
Pemberton achou piada e essa conceito e passou meses em sua casa, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.
(6) 8 de maio 1886
No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola. Foi Frank Robinson que deu o nome e utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada.
(7) 1887
No primeiro ano foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo. Frank ainda tentou publicitar a coca-cola mas sem muito sucesso.
1888
Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton e Robinson foram obrigado a vender a fórmula e