elementos da cultura organizacional
INTRODUÇÃO
Os valores, junto com as normas, as crenças compartilhadas, os símbolos e os rituais constituem os elementos da cultura de uma sociedade ou de uma empresa. A cultura inclui todas aquelas “soluções” que tem funcionando no passado. As pessoas passam, mas as suas contribuições ficam e se transformam em componentes da cultura sob a forma de metas ou valores, de crenças ou modelos de comportamento, de rituais ou de ferramentas. De forma geral, pode-se dizer que a cultura consiste de elementos compartilhados que constituem os padrões para perceber, pensar, agir e comunicar. As empresas transmitem aos seus membros, através de diversos mecanismo, que são esses elementos.
VALORES Expressam o que a organização valoriza, em nível de comportamento, de padrões, ou seja, tudo que tem valor para a empresa. Os valores são definidos pelo fundador ou pelos dirigentes da empresa, são eles que alinham os valores, objetivos e os resultados esperados. Os valores são à base de todo o comportamento organizacional, é a essência da organização.
CRENÇAS E PRESSUPOSTOS É o que se acredita, que se crê como verdade, se apresentam como uma verdade e, geralmente são questionados. As crenças são criadas a partir da experiência individual ou coletiva, dos modos de pensar. As crenças compõem o mundo oculto da organização e divide com os valores o centro da cultura de uma organização.
RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS. São atividades criadas pela organização e possuem objetivos específicos, isto é são criados e realizados com um fim definido. Os ritos, rituais e cerimônias são usados para transmitir aos integrantes o comportamento esperado, o que é valorizado.
ESTÓRIAS, HERÓIS, LENDAS E MITOS São narrativas baseadas em fatos reais ocorridos na vida da organização. Elas servem para veicular e reforçar condutas, comportamentos desejados ou repudiados. Também, indicam formas de como resolver problemas, decisões