A Cultura Organizacional e os 8 Elementos que a compõem
CLIMA ORGANIZACIONAL E OS 8 ELEMENTOS QUE O COMPÕEM
INTRODUÇÃO
Assim como cada pessoa tem características próprias e individuais, as empresas também tem características próprias que as diferenciam das outras. Essas características fazem parte de sua Cultura Organizacional, e sua função é direcionar o comportamento das pessoas na caminhada rumo à obtenção das metas organizacionais da maneira mais uniforme possível.
Este trabalho tem por finalidade abordar a Cultura Organizacional e seu conceito, juntamente com os oito elementos que a compõem.
É de grande importância conhecer e identificar esses elementos, pois através deles é possível saber o que a organização espera de seus colaboradores.
A Cultura Organizacional e os 8 Elementos que a compõem.
A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organização. Nesse contexto, Robbins (2005) define cultura como um conjunto de valores que determinados membros compartilham dentro de uma organização e que possibilita a esta, ser diferente das demais. Chiavenato (2004) realiza o comparativo da cultura organizacional com um iceberg, visto que aquilo que é expressamente manifesto fica fácil identificar. Assim aquilo que é de concreto na organização, como por exemplo, a forma de organização dos objetos. Na parte inferior encontram-se as partes de mais difícil identificação. “Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura” (CHIAVENATO, 2004, p. 122) O conceito mais prático de cultura organizacional, de acordo com depoimentos de gestores relatados por Deal e Kennedy (1983, p.501), é o seguinte: “É o jeito que nós fazemos as coisas por aqui”. Esta definição, um tanto quanto utilitarista e prática, expressa com simplicidade, a cultura organizacional. Determina uma forma prática de entender a cultura a partir