A Psicologia Organizacional
Parte superior do formulário
1.
Sobre a psicologia como ciência é possível afirmar que:
1. Segundo Davidoff (1983, apud Série EAD Unijorge), os psicólogos fazem uso dos métodos científicos, de forma lógica e incongruente, para se certificar de certos comportamentos e processos mentais. Para tanto, a autora ainda afirma que tal ciência não tem caráter interdisciplinar.
2. O profissional de psicologia estuda questões sobre o pensamento, aprendizagem, processos grupais, forças sociais e sensação.
3. Minicucci (1995) afirma que quando os psicólogos se colocam à disposição da ciência, devem adotar atitudes, tais como: tratar com fatos e não com opiniões; ter atenção com a honestidade intelectual consigo e com os outros.
4. O psicólogo estuda sobre: a percepção, a personalidade, os distúrbios psicológicos, os processos motivacionais e as interações entre o ser humano e o seu meio social.
5.
Estão corretas, apenas, as afirmações:
III e IV.
II e IV.
I, II e III.
I, II, IV.
2.
Conforme o que são os propósitos de cada organização, é possível traçar perfis diversos, resultados desses conjuntos. Morgan, então, propõe, de forma metafórica, oito imagens que sintetizam formas de leitura das organizações. Sobre as mesmas e suas principais respectivas características, é possível afirmar que:
1. Na imagem da organização como máquina há uma hierarquização rigorosa das funções, além de pouca flexibilização do processo decisório.
2. As organizações vistas como instrumentos de dominação questões relacionadas ao como as mesmas