comunicação
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios ,uma língua natural ( português, inglês, espanhol,etc.) , ou outros códigos que possuem um significado ( por exemplo, as cores dos semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação ( o meio onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.). Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas. As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, são denominadas comunicação não verbal.
Os estudos sobre a cultura organizacional tiveram início na década de 50, mas somente nos anos 80 é que as pesquisas passaram a ter grande importância dentro dos ambientes organizacionais.Segundo Freitas (1991) argumenta que o interesse pela cultura organizacional teve início com o declínio da produtividade norte-americana e o aumento da competitividade das empresas Japonesas.As divergências existentes entre culturas da sociedade ocidental e oriental suscitaram as pesquisas na área de cultura organizacional.
Na visão de Fleury e