cultura organizacional
Distribuição
Patrícia Jerônimo de Amorim
UVV Faculdade de Guaçuí guacui@uvv.br Marcos Ferreira Santos
UVV Faculdade de Guaçuí marcos.santos@uvv.br Josélia Rita da Silva
UVV Faculdade de Guaçuí josélia.silva@uvv.br RESUMO
O estudo da cultura organizacional tem se tornado crescente em nossos dias. Abordada por diferentes perspectivas, neste estudo ela é compreendida como um atributo organizacional que merece atenção ao olhar das organizações. Diante do exposto, esse estudo teve como objetivo identificar, analisar e posicionar os elementos mapeados da cultura organizacional em uma empresa de distribuição localizada no Estado do Espírito Santo. Para a consecução de tal objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas a vinte membros da instituição. Foi possível identificar os problemas internos e externos da empresa, e que influenciam o comportamento de seus membros. Os resultados vão ao encontro de estudos que analisam valores, histórias, ritos, heróis, crenças, entre outros.
Palavras-chave: Cultura; Organização; Gestão.
1 Introdução
As empresas estão conscientes de que as pessoas são as protagonistas dos seus reais sucessos, que sem elas os lucros e demais resultados positivos seriam impossíveis de serem conquistados. O estudo da cultura organizacional mostra como lidar com os diversos comportamentos de indivíduos que vivem num mesmo grupo social dentro de uma empresa, assim como ajuda moldar e controlar certas situações e momentos que necessitam que decisões sejam tomadas.
Numa época de mudanças e transformações, a cultura organizacional tornou-se uma vantagem competitiva. Por isso, a empresa que implementá-la de forma clara, bem desenvolvida e com a integração dos funcionários sobre os elementos específicos de suas culturas, terá um grande diferencial em relação às demais empresas.
A empresa analisada nesse estudo, localiza-se no Sul do