Cultura Organizacional - Elementos da cultura
ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Cerimônias. Eventos especiais nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da cultura.
Ritos. Atividades cerimoniais destinadas a comunicar idéias específicas ou realizar determinados propósitos. Os ritos de passagem, por exemplo, são utilizados para iniciar os novos membros e podem transmitir-lhes importantes aspectos da cultura.
Rituais. Cerimônias que continuamente reforçam normas e valores fundamentais. A pausa para o café da manhã, por exemplo, é um ritual que fortalece importantes relações no local de trabalho.
Histórias. Relatos de eventos passados que todos os empregados conhecem e que servem como lembretes de valores culturais.
Mitos. Um tipo especial de história que fornece uma explicação imaginária, porém provável, para um evento ou coisa que de outro modo poderia parecer enigmática ou misteriosa. Heróis. Pessoas que encarnam os valores de uma organização e de sua cultura. Servem como modelos, mostrando que o desempenho pessoal não só é desejável como viável. Símbolos. Objetos, ações ou eventos aos quais as pessoas atribuíram significados especiais. Exemplos de símbolos são os logotipos de empresas, bandeiras e marcas comerciais. Mensagens complexas podem ser comunicadas de maneira eficiente e eficaz por meio dos símbolos. Linguagem. Também é um meio de compartilhar idéias e acordos culturais. Em muitas organizações, a linguagem utilizada pelos membros é, em si mesma, um reflexo da cultura particular à organização. Qualquer que seja a fonte de um vocabulário comum, o fato de que exista esse vocabulário