odontologia
Começa por um diagnostico mais personalizado, mais detalhado, usando de exames mais sofisticados como a tomografia computadorizada e o escaneamento de toda a boca e da face temos mais informações e com melhor detalhes tridimensionais da face. Cada pessoa é única com características faciais, dentarias, de periodonto próprios. Para ver espessura do osso o melhor é a tomografia. Para comparar resultados a tomografia seria um excelente exame por ser mais consistente com a imagem do osso que está abaixo da gengiva e mucosa (pele). Vantagens
1. Diminuir o incomodo que é a moldagem e as fotos.
2. Melhorar a qualidade do diagnóstico
3. Mais fácil de compartilhar as informações com colegas em uma área inter e multidisciplinar todas as informações serão digitais e a integração entre eles é virtual.
4. Tornar rápido os exames , o diagnostico e o plano de tratamento ( minutos )
5. Fácil comparação do início do tratamento com o durante o final e a proservaçao sem necessariamente a presença do paciente no consultório durante todas as fases de avalição.
6. Manuseio tridimensional por touchscreeen.
7. Facilidade de entendimento do paciente ao seu caso por ser mais interativo.
8. Manuseio com ferramentas digitais múltiplas.
9. Colorido e pode se transformar em físico através de impressoras 3 D.
10. Exame detalhado de toda a boca todos os cantinhos.
11. Similar ou melhor em comparação a fotos digitais
12. Vai permitir simulação do plano de tratamento após o diagnóstico ( set-up virtual)
13. Medidas das arcadas milimétricas ( serve para calcular o que fazer com espaço de sobra ou apinhamento.
Prototipagem na medicina e na implantodontia são os exemplos em que se usa a impressora 3 D. Atualmente temos estes exames em grandes centros urbanos devido ao custo. O objetivo é não padronizar tratamentos, minimizando efeitos indesejáveis.