Sped Fiscal
PROJETO DE PESQUISA: ROTEIRO DE ELABORAÇÃO
INDICAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR:Silvia Melo
TEMA: O Sped e seus reflexos na profissão contábil.
INTRODUÇÃO: O grupo analisará as influências do impacto da implantação do SPED (Sistema Publico de Escrituração Digital) deixará em evidência como tem sido a evolução do profissional da contabilidade em função do progresso tecnológico. Este estudo justificará a importância que tem o neste novo momento de transformação e mais ainda, a importância de atualizar-se a tempo de acompanhar as mudanças que estão acontecendo bem como as que virão.
OBJETIVOS: Geral: Os objetivos do estudo são : apresentar as normas legais que fundamentam o SPED, expor as características, a sistemática do mesmo, apresentar de forma técnica e pratica como funciona o programa EFD Contribuições, suas vantagens e a função legal dele. Mostrar como e feito a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
Específicos: Evidenciar os reflexos da implantação do SPED para os profissionais da contabilidade e as empresas de Lucro Presumido.
JUSTIFICATIVA: O grupo chegou a um senso comum em fazer este estudo porque, com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido constantes mutações, não apenas legais, mas sim práticas. Esta evolução vem da própria necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas ou financeiras. O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, foi outro passo importante e que merece atenção especial pelos contadores; é um assunto presente, inclusive a partir de agosto de 2005 entra em vigor o Sistema Publico de Escrituração Digital (Sped) que detalhará as informações de debito e credito sobre PIS e COFINS.
O foco é que esta pesquisa contribua de alguma forma para que o contribuinte concretize