Oxidação
Oxidação geralmenterefere-se a uma reação que produz elétrons. O termo oxidação é também freqüentemente usado para designar uma reação entre um metal ou liga e ar ou oxigênio produzindo óxidos. Os termos “corrosão seca” e“corrosão quente” referem-se a reações de oxidação entre metais e gases a temperaturas superiores a 1000°C. A “corrosão úmida” (corrosão em meio aquoso) também pode ocorrer a temperaturas acima de 1000°C,seja em caldeiras pressurizadas ou autoclave.
A oxidação pode ocorrer sob uma variedade de condições, e pode também variar em intensidade desde “leves”, como no caso de reações com o ar atemperaturas ambiente, até “severa”, como no caso dos escapamentos de gás, motores de foguete, fornos e processos petroquímicos a altas temperaturas.
O comportamento dos metais em meios gasosos a temperaturaselevadas é altamente dependente da solubilidade da fase gasosa no metal, e de outras propriedades do produto de reação tais como resistência mecânica estrutura, espessura, e adesão. Como a resistênciamecânica da camada do produto de oxidação ou óxido é normalmente desprezível, a oxidação tem o efeito de reduzir as áreas das seções dos componentes metálicos.
O óxido ou produto de oxidação podeser uniforme ou penetrar localmente até profundidades grandes. A importância do óxido sobre a oxidação posterior origina-se do fato de que ele forma uma barreira entre os reagentes.
A importância doemprego de materiais metálicos em equipamentos que operam em altas temperaturas justifica um desenvolvimento mais detalhado das principais características da oxidação e corrosão em temperaturaselevadas.
As reações de oxirredução caracterizam-se pela transferência de elétrons entre pelo menos duas espécies envolvidas: a que se oxida (perdendo elétrons - sofrendo aumento do NOx) e a que se reduz (ganhando elétrons - sofrendo redução do NOx). Portanto, um processo é dependente do outro. Entretanto, quando a espécie a ser reduzida (e oxidante) é apenas oxigênio (ou