Oxidantes
Engenharia Ambiental e Sanitárias, 1º Semestre e Turma (01 5QAEN-MT6)
Ueider Andrade ; Nome + Sobrenome do Aluno 2; Nome + Sobrenome do Aluno3; Nome + Sobrenome do Aluno4; Nome + Sobrenome do Aluno 5
-------------------------------------------------
Professora: Ana Carla Disciplina: Química Aplicada a Engenharia
Relatório descrevendo o experimento sobre as forças oxidantes e redutoras, apresentado como requisito para aprovação em Química Aplicada a Engenharia, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Área1.
Resumo: Força redutora deve ser interpretada como a tendência de um elemento em sofrer oxidação, cedendo elétrons, provocando a redução em outra espécie química. Força oxidante é intrepretada como a tendência de um elemento a sofrer redução, recebendo elétrons, provocando a oxidação em outra espécie química.
Palavras-chave: oxidantes, redutoras e forças
1. Introdução
Este experimento procurará explicar como ocorrem reações em alguns elementos químicos, e demonstrar as mudanças que ocorrem durante os processos de oxidação e redução.
2. Experimento
PROCEDIMENTO/RESULTADO
1ª Parte
1- Em um béquer de 100 mL colocamos 10mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína. 2- Tomamos um pedaço de 1 a 2 cm de fita de magnésio e lixamos. Colocamos a fita de magnésio limpa no béquer preparado no item 1.
Resultado: Observamos uma coloração rosa na água destilada.
2ª Parte
1- Em um béquer de 100mL colocar 10mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína. 2- Tomar um pedaço bem pequeno (tamanho de uma cabeça de fósforo) de sódio metálico. 3- Colocar o sódio metálico no béquer preparada no item 1.
Resultado: Observamos uma coloração rosa intenso na água destilada, e logo depois o sódio metálico virou um esfera ao se reagir com o hidrogênio, liberando gases fazendo com que a esfera se movesse até ser totalmente dissolvida.
3ª Parte
1- Colocamos num