Diferenciação de Ácidos Oxidantes e Não-Oxidantes
Prática Experimental nº 6 Diferenciação de Ácidos Oxidantes e Não-Oxidantes
Laboratório de Química Aplicada
Introdução e objetivos
Em nossa aula tivemos como principal objetivo realizar todos os procedimentos fornecidos observando reações, se existirem, entre metais e ácidos oxidantes e não-oxidantes, e equacioná-las.
Ácidos que oxidam os metais liberam hidrogênio gasoso, são conhecidos como ácidos não-oxidantes. Assim, quando metais como, por exemplo, magnésio, zinco e ferro, reagem com ácidos não-oxidantes, formam-se sais dos metais e gás hidrogênio. Os ácidos não oxidantes reagem com a maioria dos metais, produzindo sal do metal e gás hidrogênio.
Os ácidos cujos ânions se reduzem causando a oxidação de metais são conhecidos como ácidos oxidantes. Os metais, cujos potenciais de eletrodo são maiores que zero, só são oxidados por esse tipo de ácido. Ácidos oxidantes são aqueles em que a principal espécie oxidante não é o íon H+. É o caso dos ácidos nítrico (HNO3), sulfúrico (H2SO4) e perclórico (HClO4). Esses ácidos, principalmente em soluções concentradas, são capazes de oxidar metais como o cobre e a prata, que não se oxidam com o íon H+. Nos ácidos oxidantes, é o ânion presente na solução ácida que atua como oxidante.
Materiais e Procedimentos experimentais
Nesta experiência foram utilizados os seguintes materiais: 6 tubos de ensaio, 1 bastão de vidro,1 copo de béquer de 1L, 1 copo de béquer de 150 mL, 1 copo de béquer de 500 Ml, papel indicador universal, os seguintes reagentes: ácido clorídrico 6 mol L-1, pedaços de zinco, magnésio e cobre, pregos, ácido sulfúrico 20% e concentrado, água destilada e ácido nítrico concentrado.
Reação entre metais e ácidos não oxidantes
Em três tubos de ensaio numerados foram colocados 2 mL de solução de ácido clorídrico 6 mol L-1. * No tubo de ensaio nº 1 foi colocado um pedaço de cobre não apresentando reação, pois o cobre é um metal nobre, logo é pouco