5º competência de philippe perrenoud
(Trabalho em equipe)
Resende, RJ
Introdução
Através desse trabalho estaremos falando sobre a 5º competência( trabalho em equipe) do livro “ As 10 novas competências para ensinar.” De Phillipe Perrenoud. Mostrando a importância de cada assunto dentro do trabalho em equipe.
5º competência ( Trabalho em equipe)
A 5º competências, trabalho em equipe se divide em 5 competências mais precisas. Vamos examinar cada uma delas detalhadamente.
Elaborar um projeto em equipe, representações comuns.
A cooperação nem sempre representa um projeto comum. Mesmo quando cada professor segue seu caminho e “faz o que tem que fazer “, acontece ser de seu interesse incitar a fazer alianças, arrajos, sem no entanto fazer parte duradouramente do grupo. Saber cooperar e desse modo uma competência que ultrapassa o trabalho em equipe. Pode-se definir uma equipe como um grupo reunido em torno de um projeto comum, cuja realização passa por diversas formas de acordo e de cooperação. O projeto se distingue em dois tipos
Os projetos que se organizam em torno de uma atividade pedagógica precisa, como por exemplo, a montagem de um espetáculo em conjunto, de oficinas, uma jornada esportiva. A cooperação é, então, um meio para realizar um empreendimento que ninguém tem a força ou a vontade de fazer sozinho. O projeto acaba quando é concluído.
Os projetos cujo desafio é a própria cooperação e que não tem prazos precisos, já que visam a instaurar uma forma de atividade profissional interativa que se assemelha mais a um modo de vida e de trabalho do que a um desvio para alcançar um objetivo preciso.
Essa competência ultrapassa a mera capacidade de comunicação. Supõe uma certa compreensão das dinâmicas em grupo e das diversas fases “ do ciclo da vida de um projeto “, principalmente de sua Gênese, Sempre incerta. Falar dos medos,