10 Novas competências para ensinar
CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
PEDAGOGIA
As dez novas competências para ensinar
Philippe Perrenoud
Disciplina Atividades Complementares
Professora Ana Maria
Ana Maria RA 547 5º C
GUARULHOS
2012
SÍNTESE
Capítulo 1
Organizar e dirigir situações de aprendizagem são o ofício de professor foi por muito tempo assimilado a aula magistral ou expositiva de exercícios. Conhecer a disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.
Considerar o conhecimento dos alunos colocando-se no lugar de aprendiz, utilizando a competência didática para dialogar com o aluno. A abertura dos estudos longos a novos públicos, o que obriga a se preocupar com aqueles para os quais assistir a uma aula magistral e fazer exercícios não é suficiente para aprender.
O aluno tem que refletir sobre os conteúdos aplicados, colocando suas ideias e participando da aula em classes com os alunos. Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.
Trabalhar os conteúdos com os objetivos e as situações de aprendizagem. O profissional docente tem que conhecer os saberes diferenciados, propondo situações de aprendizagem que levem o aluno além da sala de aula os saberes e o saber-fazer, e que possa resolver, explorando acontecimentos e interesses dos alunos para favorecer a apropriação activa e a transferência dos saberes e propor ao aluno que traga acontecimento da sua vida cotidiana para a sala de aula.
Trabalhar a partir das representações dos alunos, não ignorando o que os alunos precisam e sabe, pois o aluno já trás consigo uma bagagem de experiências vivenciadas no seu cotidiano, que o professor deve valorizar, pois vem enriquecer o projeto curricular das atividades trabalhadas em classe, se for desvalorizado estamos ignorando a nova pedagogia construtivista.
Trabalhar as concepções do