Eficiência Enerética
875 palavras
4 páginas
Eficiência Energética como Forma de Economia em EstabelecimentosMarcello Marques Medrado (1), Críjina Chagas (2)
Resumo: O presente trabalho busca evidenciar os impactos causados pelos recursos naturais mais usados para geração de energia elétrica no país, justificando o uso de fontes alternativas que são cada vez mais valorizadas, pois reduzem custos, são suficientes para atender de pequenas a grandes comunidades, incentivam o combate ao desperdício de energia proveniente de qualquer fonte além de proteger recursos sujeitos à escassez como a água, resguardando o meio ambiente.
Palavras-Chave: fontes alternativas de energia, combate a desperdício de energia, proteção do meio ambiente.
INTRODUÇÃO
Atualmente a energia elétrica é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade. Todo o modelo de vida dos dias atuais é sustentado pelo uso de energia, desde a conservação de alimentos até a geração de produtos de qualquer natureza, que aliados a escassez de recursos para geração dessa energia pode resultar numa crise energética mundial. Em 2000, o Brasil passou por um desses momentos de crise energética, comprovando consumo inadequado de energia, fato que foi imprescindível para promulgação da Lei n° 10.295 que dispõe sobre Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia (Brasil, 2001). Essa lei em suma, estabelece que devem ser desenvolvidos mecanismos que promovam a eficiência energética nas edificações construídas no país. A partir de então surgiram normas e regulamentos que criam diretrizes para tornar o consumo de energia mais eficiente.
Grande parte do consumo de energia é oriundo das edificações, que se utilizam de iluminação e climatização artificiais para estabelecer bons níveis de conforto para os usuários desempenharem suas funções, sejam elas domésticas ou profissionais (KNOP; CUNHA 2011). Com isso, primeiro é necessário viabilizar o uso de fontes renováveis pelos produtores de energia, para que assim a população possa se