Bioquimica
Em Porto Alegre, uma capital aparentemente tranquila, a espera da copa do mundo de 2014...
Um indivíduo, cujas iniciais são A.C., aparentando ter entre 20-25 anos, foi encontrado desmaiado na sua residência por um dos seus familiares. Após tentar reanimar A.C. sem sucesso, mas percebendo que o mesmo mantinha sinais vitais, o familiar resolveu acionar a SAMU para que o mesmo fosse removido para uma unidade de pronto-atendimento. O paciente, já tendo recobrado sua consciência após os primeiros socorros terem sido realizados, relatou que as lembranças que tinha eram a de estar na Farm’s com uma “amiga” tomando muita cerveja. Como a “balada” estava muito lotada e a música ruim, lembrou também que a tal da amiga lhe convidou para experimentar uma “nova sensação” e que haviam ido a sua casa e lá ela teria lhe oferecido um pó branco para cheirar. Depois disso, não tinha lembrança nenhuma dos fatos. A cocaína é uma droga de abuso ilegal, que quando misturada com álcool forma um metabólito chamado cocaetileno que tem uma toxicidade muito maior, meia vida mais longa e uma dose letal 50% (DL50) menor que a da cocaína, o que justificaria a intoxicação do A.C., já que acabou misturando álcool com cocaína.
1. Baseado na história acima, explique como acontece a eliminação da cocaína no organismo humano, lembrando que ela é metabolizada pelo fígado via ação de esterases plasmáticas e gera sub-produtos. Cite quais são os principais produtos de eliminação e as vias preferências de excreção.
Em relação à eliminação da cocaína, ela é predominantemente controlada pela biotransformação que ocorre rapidamente por enzimas séricas e hepáticas. Os produtos da biotransformação eliminados na urina incluem Benzoilecgonina(15 a 50%); Ecgonina Metil Éster(15 a 35%); Ecgonina(1 a 8%); Norcocaína(2 a 6%) e na forma inalterada (cerca de 3%). A Benzoilecgonina é formada por hidrólise espontânea ou pela ação de enzimas carboxilesterases. A formação