Forças oxidante e redutora
Experimento nº 02 Data do Experimento 04/03/10 Data de Entrega do relatório 25/03/10
FORÇAS OXIDANTE E REDUTORA
Salvador – BA 2010
Andréa Caldas Angélica Araújo Ianara Lima José Luiz Letícia Rodrigues Sirana Costa
FORÇAS OXIDANTE E REDUTORA
Relatório descrevendo o segundo experimento, sobre as forças oxidante e redutora, apresentado como pré-requisito para aprovação em Química Geral e Experimental, no curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Área 1.
Professor Orientador: Elisangela Figueiredo
2
Salvador – BA 2010
3
RESUMO
Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxi-redução são comuns na vida diária e nas funções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese. Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, conseqüentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida. Palavras chave: Oxidação, redução e Oxi- Redução.
ABSTRACT
In the classification of the chemical reactions, the terms oxidation and reduction enclose an ample and diversified set of processes. Many reactions of oxi-reduction are common in the daily life and