Anti oxidantes
Antioxidantes
Participantes: Daniela Souza
Graziele Bernardino
Jessica Maia
Kelly Vieira
Luciano Junio
Willianton Marcelino
Willer
Professora: Rejane Amorim
Matéria: Físico-Química ||
Turma: 222Q
Belo Horizonte/2014
Introdução
Antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e câncer. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células.
Os radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas que atacam outras moléculas através da captura de elétrons e, portanto, modificando as estruturas químicas. São produzidos como parte de nosso metabolismo natural, como também são introduzidos no organismo através de fontes externas como exposição ao sol ou a poluição. Outros meios incluem stress, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos insalubres e cigarro. Os antioxidantes atuam combatendo estes radicais livres e são essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas E, C e o beta-caroteno - são ingeridos.
Antioxidantes
Um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas. A oxidação é uma reação química que transfere elétron ou hidrogênio de uma substância para um agente oxidante. As reações de oxidação podem produzir radicais livres. Por sua vez, estes radicais podem dar início a reações em cadeia que, quando ocorrem em células, podem danificá-las ou causar a sua morte. Os antioxidantes interrompem estas reações em cadeia eliminando os radicais livres intermediários e