Propriedades Oxidante
Turno: Noturno
Professora: Alunos:
Experimento nº 2
Data do Experimento :
Data de Entrega do Relatório:
Título do Experimento: Propriedades Oxidante e Redutora
Palavras chaves: propriedades oxidantes e redutoras, experimento, química.
1. Introdução
A realização deste experimento, “Propriedades Oxidantes e Redutoras”, teve como objetivo acumular conhecimentos acerca das reações químicas de oxidação e redução e ser capaz de relacionar as propriedades de oxidação e redução com alguns elementos químicos, verificar o caráter oxidante da vitamina C e verificar a relação entre a energia de ionização e a afinidade eletrônica entre as forças de redução e oxidação.
A força redutora é a tendência de um elemento sofrer oxidação cedendo elétrons, provocando a redução em outro elemento químico. A força oxidante é a tendência de um elemento sofrer redução, recebendo elétrons, provocando a oxidação em outro elemento químico.
O teste consiste na observação da variação de cores e da produção de gases, obtidas a partir das reações que ocorreram.
2. Experimento
Os materiais e reagentes utilizados no experimento foram os seguintes:
2.1 – Materiais e reagentes
a) Vidraria e diversos: Bequer, proveta, pipeta, tubo de ensaio, lixa, piscete contendo água destilada.
b) Reagentes: Sódio metálico, fita de magnésio, fenolftaleína, solução aquosa de cloro, solução aquosa de iodeto, solução etanólica de iodo e ácido ascórbico (vitamina C).
2. – Procedimentos
1. Em um béquer de 100ml colocar 10ml de água destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftaleína. Tomar um pedaço de 1 a 2 centímetro de fita de magnésio e lixar. Colocar a fita de magnésio limpa no béquer.
2. Em um béquer de 100ml, colocar 10ml de água destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftaleína. Tomar um pedaço bem pequeno (tamanho de uma cabeça de fósforo) de sódio metálico. Colocar o sódio metálico neste béquer.
3. Colocar num tubo de ensaio cerca de