Propriedades Oxidantes E Redutoras
Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil
Bianca Santos, Matheus Barroso
Professor: Guillermo Paternina Berrocal Disciplina: Química Aplicada a Engenharia
Resumo: Os experimentos químicos foram trabalhados em laboratório teve o intuito de explicar de maneira mais ampla e clara a força de oxidação e redução.
Palavras-chave: Oxidação, redução e força
I. INTRODUÇAO
Os experimentos têm como principais objetivos relacionar todas as propriedades de oxidação e redutora com alguns elementos químicos, ligar as propriedades à energia de ionização e afinidade eletrônica e observar o caráter antioxidante da vitamina C.
II. EXPERIMENTO
Matérias: Tubos de ensaio, proveta de 10 mL ou pipeta volumétrica de 5 mL, conta-gotas ou frascos conta-gotas, béqueres de 50 mL
.
Soluções: Soluções de cromato de potássio (K2CrO4) 1,0 mol L-1 , ácido clorídrico (HCl) 6,0 mol L-1 , hidróxido de sódio (NaOH) 6,0 mol L-1 , cloreto de bário (BaCl2) 1,0 mol L-1 .
Procedimentos:
1°) 1- Em um béquer é colocado 10mL de água destilada e algumas gotas de fenolftaleína. 2 - Tomar um pedaço de 1 a 2 cm de fita de magnésio e lixar. Colocar a fita de magnésio limpa no béquer preparado no item 1.
2°) 1 - Em um béquer de 100 mL colocar 10 mL de água destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftaleína. 2 - Tomar um pedaço bem pequeno (tamanho de uma cabeça de fósforo) de sódio metálico. 3 - Colocar o sódio metálico no béquer preparado no item 1.
3°) 1 - Colocar num tubo de ensaio cerca de 2 mL de solução aquosa de iodeto. 2 - Adicionar ao tubo preparado no item 1, 3 gotas de água de cloro.
4°)1 - Colocar 1 mL de uma solução 1 % de ácido ascórbico (vitamina C) num tubo de ensaio. 2 - Adicionar cerca de 2 mL de solução etanólica de iodo ao tubo do item 1. 3 - Adicionar, uma a uma, 3 gotas de água de cloro a esta solução.
III. RESULTADOS
Experimentos 1 e 2:
No experimento 1, o tom rosado da reação evidencia a presença de hidroxila na fenolftaleína (indicador