Propriedades oxidante e redutora
Alfredo Iarozinski NetoI; Maria Silene LeiteII
IUniversidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Curitiba, PR, Brasil, alfredo.iarozinski@gmail.com
IIleite@ct.ufpb.br, UFPB, Brasil
RESUMO
A Engenharia de Produção está afeta a problemas que se caracterizam pela complexidade. Para serem resolvidos, esses problemas demandam conhecimentos que vão além da matemática e da física, como ocorre nas engenharias mais clássicas. Eles necessitam de uma abordagem que permita o acesso ao conhecimento de várias disciplinas simultaneamente, ou seja, uma abordagem interdisciplinar. Para praticar a interdisciplinaridade e sistematizar o processo de pesquisa na Engenharia de Produção é apresentada a abordagem sistêmica. Ela é capaz de levar em conta o conjunto das variáveis que caracterizam os problemas considerados complexos. A base metodológica escolhida para implementar a abordagem sistêmica é a sistemografia, que permite ampliar o horizonte de pesquisa para aproximar a realidade do fenômeno observado. Finalmente, será mostrada como a abordagem sistêmica permite que o pesquisador trabalhe em um nível maior de subjetividade sem perder a tão necessária "objetividade" científica.
Palavras-chave: Pesquisa em Engenharia de Produção. Teoria Geral de Sistemas. Abordagem sistêmica. Metodologia de pesquisa.
ABSTRACT
Production Engineering is beset by problems that may be characterized by their complexity. To solve these problems demands knowledge that goes beyond mathematics and physics, since they occur within the classical areas of engineering. It requires an approach that allows access to knowledge of several disciplines simultaneously, that is, an interdisciplinary approach. To perform the interdisciplinarity and to systemize the research process in Production Engineering, a systemic approach is imparted. This is capable of taking into