relatório de quimica
Rosane da Silva Oliveira (rosanedasilvaoliveira@gmail.com)
Orientadora: Viviana Rocha
Palavras Chave: acidobásico, Ph, reatividade, eletronegatividade.
Resumo
Este artigo apresenta a variação das propriedades acidobásicas, propriedades oxidantes e redutoras de alguns elementos pertencentes ao terceiro período da tabela periódica que por serem bastante eletropositivos possuem uma alta reatividade e funcionam como agentes redutores) período da tabela periódica, mostrando como os elementos escolhidos se comportam frente às experiências desenvolvidas. Foi utilizada a fenolftaleína como indicador ácido-base para indicar o PH do sódio, magnésio e alumínio.
Introdução
A capacidade que os elementos químicos possuem de perder ou ganhar elétrons implica em serem considerados oxidantes ou redutores. Tipicamente os metais possuem uma boa condutibilidade elétrica, possuindo entre 1 e 3 elétrons na camada de valência conseguem ceder elétrons com muita facilidade, apresentando baixa energia de ionização e de afinidade eletrônica, tornando-se potenciais agentes redutores.
Diferentemente, os elementos halogênios por se encontrarem distribuídos no grupo 17(7A) da tabela periódica e terem todos 7 elétrons na camada de valência apresentam forte tendência a receberem mais um elétron, consequentemente funcionando como fortes agentes oxidantes.
Outro grupo de elementos conhecidos como funções químicas e que possuem propriedades químicas semelhantes possibilitam a classificação de uma substância de acordo com sua acidez, basicidade, solubilidade em água e reatividade a partir da análise dos tipos de íons que se formam quando dissolvidos em água.
A fenolftaleína foi utilizada como indicador de pH para determinar o caráter ácido ou básico dos compostos, mantendo-se incolor em soluções ácidas e rosa nas soluções básicas.
Objetivo
Identificar com o uso da Fenolftaleína, o