Trabalho pronto
3.1Recursos Patrimoniais
O patrimônio das organizações representa o conjunto de bens, direitos e obrigações,quantificáveis monetariamente. É o objeto efetivo que propicia a realização das atividades necessárias, através das operações, para que as organizações alcancem as suas finalidades e objetivos sócio-econômicos.
Os recursos patrimoniais de uma organização compreendem instalações, máquinas, equipamentos e veículos que fazem possível sua existência, ou seja, sua operação. Os bens patrimoniais não são adquiridos todos de uma só vez, mas durante sua existência.
3.2 Classificação
• Equipamentos e máquinas: são as ferramentas, máquinas operatrizes, caldeiras, guindastes, pontes rolantes, compressores, dispositivos, veículos, computadores, móveis, etc;
• Prédios: são os galpões, escritórios, almoxarifados, garagens, etc;
• Terrenos: compreendem o local onde estão as instalações, suas áreas livres e terrenos vazios que pertençam à empresa;
• Jazidas: são as localizações onde a empresa tem direitos, poder ou autorização de extração de produtos minerais;
• Intangíveis: são os recursos que não podemos tocar, não tem corpo ou forma física; são as patentes, projetos, direitos autorais e marcas.
A obtenção dos recursos patrimoniais pode ocorrer em duas etapas. A primeira, no projeto inicial do negócio, quando se está iniciando a empresa. A segunda etapa, quando se está ampliando ou trocando os recursos.
A etapa que se refere à ampliação ou substituição sempre deverá ser subordinada a um planejamento estratégico e fundamentada em uma projeção de retorno de investimento para sua aprovação e garantia de sucesso.
Os recursos patrimoniais, também, são divididos em móveis e imóveis. Móveis são aqueles que podem ser movimentados, deslocados de posição sem que percam sua constituição física (máquinas, veículos, móveis, etc). Imóveis são aqueles que, se forem movidos ou deslocados do local, perdem sua forma física, ou não podem ser