oxidacao reducao
Equilíbrio de Oxidação-Redução
2012/2013
Disciplina: Físico Química
Professora: Mara
PTAS2
Trabalho realizado por Carolina Maltez nº4
Bragança, 17 de Junho de 2013
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Físico Química o seguinte trabalho que vou falar é sobre Equilíbrio Oxidação e Redução. Vou falar de vários conceitos que abrangem este tema.
Reacções de oxidação – redução. Oxidante e redutor
Uma reacção de oxidação – redução é uma reacção em que ocorre transferência de electrões.
Oxidante é a espécie química que, numa reacção química, capta electrões, isto é, é reduzida, provocando a oxidação da outra espécie. O oxidante é o aceitador de electrões.
Redutor é a espécie química que, numa reacção química, cede electrões, isto é, é oxidada, provocando a redução da outra espécie química. O redutor é o dador de electrões.
Exemplo 1
A semi – equação de oxidação é:
A semi – equação de redução é:
O é a espécie que dá electrões, é o redutor, electrões esses que são aceites pela espécie , que é o oxidante, é a espécie que se reduz.
Os pares redox conjugados são e .
Exemplo 2
A deposição de prata metálica sobre um fio de cobre, a partir da solução aquosa contendo iões , implica que estes iões tenham recebido electrões, ficando a solução progressivamente mais azul, o que se pode atribuir à presença de iões .
A semi – equação de redução é:
A semi – equação de oxidação é:
A equação global é:
Exemplo 3
Alguns metais, como o magnésio, o zinco, o ferro e outros, reagem com soluções ácidas libertando hidrogénio gasoso.
Nestas reacções entre os metais e as soluções ácidas, o hidrogénio, sob a forma de ião, é reduzido, recebendo electrões dos átomos dos metais, que por sua vez se oxidam. Estado de oxidação. Número de oxidação
Um átomo que perde total, ou parcialmente,