Oxidação-redução
Objectivo
Observar alterações dos diferentes metais em diferentes soluções.
Observar reacções de oxidação – redução.
Introdução Teórica
As reações de redução-oxidação (também conhecido como reações redox) são as reações de transferência de electrões. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida e uma forma oxidada respectivamente).
Para que exista uma reação redox, no sistema deve haver uma espécie que ceda electrões e outra espécie que as aceite:
O Redutor é aquela espécie química que tende a ceder electrões do meio, ficando com uma carga positiva maior a que tinha.
O Oxidante é a espécie que tende a captar esses electrões, ficando com carga positiva menor a que tinha.
Quando uma espécie química redutora cede electrões ao meio se converte em uma espécie oxidada, e a relação que guarda com seu precursor fica estabelecida mediante o que se chama um par redox. Analogamente, se diz que quando uma espécie capta electrões do meio se converte em uma espécie reduzida, e igualmente forma um par redox com seu precursor reduzido.
Material & Reagentes
Material | Reagentes | * 5 Frascos conta-gotas * 22 Gobelés * 5 Varetas * 5 Balões volumétricos * Balança digital * Pregos de ferro * Alumínio sólido * Zinco sólido * Cobre sólido * Magnésio sólido | * Solução de Nitrato de Prata 0,1 M * Solução de Nitrato de Cobre 0,1 M * Solução de Ácido clorídrico 1 M * Solução de Nitrato de Ferro 0,1 M * Solução de Nitrato de Zinco 0,1 M | | | |
Segurança
Nitrato de Prata (AgNO3)
R 8: Favorece a inflamação de matérias combustíveis.
R 34: Provoca queimaduras.
R 35: Provoca queimaduras graves.
S 1/2: Conservar bem trancado e manter fora do alcance das crianças
S 26: Em caso de contacto com os olhos lavar imediata e abundantemente em água e chamar um especialista
S 45: Em caso de acidente ou