Triagem
2.OBJETIVO: Estabelecer os procedimentos da coleta de material dos pacientes, da identificação, da separação da amostra, estocagem e rejeição das amostras consideradas inadequadas.
3.TERMINOLOGIA, DEFINIÇÃO E SÍMBOLO: Laboratório de Apoio: É o laboratório que executa exames em amostras enviadas por outros laboratórios. Exame: É o conjunto de procedimentos pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos realizados nos pacientes e/ou em suas amostras e aplicados a saúde humana. Exame terceirizado É o exame em que a parte analítica é realizada em um Laboratório de Apoio. Cadastro do Paciente: É o conjunto de dados que identifica o paciente, suas amostras e os exames a serem realizados. Planilha de Trabalho: É o sistema de informação originário do cadastro do paciente, que objetiva definir os exames a serem realizados e registras os resultados.
Material: É qualquer espécime biológico ou não, relacionado ao paciente.
Amostra: porção(ões) do material destinado (s) ao exame.
6 - Descrição:
6.1 - Coleta do material
6.1.1 – O técnico responsável identifica o paciente para a coleta de sangue, e de acordo com os exames a serem realizados, constantes do seu cadastro, separa e identifica os tubos que serão utilizados para o material coletado.
6.1.2 - A coleta de sangue é realizada fazendo o garroteamento rápido do braço do paciente, assepsia com álcool a 70º e punção da veia, utilizando seringa plástica ou tubo vacutainer, com ou sem anticoagulantes, dependendo dos exames a serem realizados. Quando o material coletado for colocado em tubo com anticoagulante específico, o mesmo deve ser homogeneizado por inversão, no mínimo 5 vezes, para impedir a coagulação. 6.1.3 - O material colhido, juntamente com o cadastro do paciente é enviado para o balcão de identificação dentro do laboratório, para ser numerado e cadastrado no computador.
Os exames eletivos já sofrem pré-cadastramento e o técnico já se dirige para a