Ciencias politicas
A democracia no Brasil começou a se desenvolver em março de 1985, quando os civis voltaram a exercer o poder no Brasil, após um longa ditadura militar, com isso obtivemos o marco da redemocratização do país , em seguida a promulgação de uma nova constituição que ocorreu em 1988, e da eleição direta para a presidência da República, em 1989. De acordo com a etimologia da palavra, “ democracia” quer dizer “governo do povo” .Antigamente a democracia funcionava em conjunto com cidadãos, reunidos em assembléia. Hoje fica inviável devido ao aumento exorbitante da população, o que dificulta reunir todos em uma assembléia além das decisões ter se tornado mais complexa s o que exigi mais especialização. A democracia Grega selecionava quem participaria das tomadas de decisões excluindo mulheres, escravos e estrangeiros e as crianças para diminuir o nível de conflito na arena. Nossas democracias são representativas, devido as decisões políticas serem tomadas por pequenos grupos eleitos por algumas pessoas e não pela decisão de toda uma polução do estado.
São desafios que estão presentes mesmos em situação de “democracia direta”, onde ainda fica um gigantesco problema tão mais grave que o primeiro representado em pelo menos três problemas fundamentais, estreitamente ligados entre si:
1-a separação entre governantes e governados onde as tomadas de decisões são tomadas por um pequeno grupo e não pela massa submetidos a elas.
2-formação de uma elite política distanciada da massa da população, como conseqüência da especialização funcional acima mencionada. O “princípio da rotação”, crucial nas democracias da Antiguidade – governar e ser governado, alternadamente –, não se aplica, uma vez que o grupo governante tende a exercer permanentemente o poder
3-a ruptura do vínculo entre a vontade dos representados e a vontade dos representantes, o que se deve tanto ao fato de que os governantes tendem a possuir características sociais distintas dos