Linguagem de programação cobol
C.O.B.O.L. - Common Business Oriented Language - Linguagem de Programação Comum. Orientada à negócios.
Um programa COBOL é composto de 4(quatro) divisões:
1) IDENTIFICATION DIVISION - divisão que serve para identificar o programa-fonte, dados sobre o autor, data em que foi escrito, observações sobre o que o programa faz, e sobre a segurança.
Sintaxe: IDENTIFICATION DIVISION. PROGRAM-ID. EXEMPLO. AUTHOR. WILSON PEDRO CARLI. DATE-WRITTEN. 01/08/1996. REMARKS. ESTE PROGRAMA EH UM EXEMPLO. SECURITY. NÃO EXECUTAR SEM TESTAR ANTES.
2) ENVIRONMENT DIVISION - esta divisão fornece informações relativas aos meios externos, ou seja, arquivos e equipamento. Definem os arquivos a ser utilizados no programa, a sua organização, meio de acesso, chaves primárias e/ou secundárias.
Sintaxe: ENVIRONMENT DIVISION. CONFIGURATION SECTION. SPECIAL-NAMES. DECIMAL-POINT IS COMMA. INPUT-OUTPUT SECTION. FILE-CONTROL. SELECT nome-arquivo ASSIGN TO {DISK,PRINTER}
[ ORGANIZATION IS { SEQUENTIAL,INDEXED,LINE SEQUENTIAL}
[ACCESS MODE IS { SEQUENTIAL,DYNAMIC}
[ RECORD KEY IS nome-chave-primaria ]
[ ALTERNATE RECORD KEY IS nome-chave-secundaria [WITH DUPLICATES ] ]
[ FILE STATUS IS nome-campo-file-status ] .
Para cada arquivo a ser utilizado pelo programa, deverá haver uma cláusula SELECT.
ACCESS- define o método de acesso aos registros do arquivo.
Sequential=>leitura e gravação dos registros a partir do primeiro registro do arquivo até o final do mesmo.
Dynamic=> leitura, regravação,exclusão,gravação de registros através de um chave primária, ou secundária definida dentro do lay-out do arquivo.
ORGANIZATION- especifica a estrutura lógica do arquivo. A organização do arquivo é estabelecida no momento em que o arquivo é criado, e não pode ser