Microbiologia
Microbiologia
Prof. Clóvis W. O. e Souza
Tarefa AA2-1
Turma A – Grupo 4
Alunos:
Elói Fonseca RA: 303810
Hélio Elael Bonini Viana RA: 367826
Paulo Henrique dos Santos Correa RA: 367923
Simei Diniz Vieira RA: 368091
São José dos Campos – Pólo I 1.INTRODUÇÃO E HISTÓRICO
O primeiro caso documentado de epidemia relacionada ao uso da água ocorreu em Londres, Inglaterra, em 1854. Neste estudo, o médico John Snow concluiu que o consumo de água a partir de um poço contaminado com descarga de esgotos levou à epidemia de cólera (Snow::,???). Nesta época ainda não havia sido proposta a teoria dos germes.
Durante os séculos XVII até o início do século XIX, várias melhorias foram implementadas aos serviços de suprimento de água, a maioria destas relacionadas à filtração e à redução da turbidez da água. Durante este período, a teoria dos germes se estabeleceu através dos trabalhos de cientistas como Louis Pasteur, Robert Koch e outros, e em 1884 Koch isolou o agente causador do cólera, o Vibrio cholerae.
A partir destas experiências, iniciaram-se esforços no sentido de identificar e enquadrar os corpos d'água, com o objetivo de tornar seguro o seu uso por parte das populações, em um primeiro momento tendo em vista doenças causadas pelo Vibrio cholerae e a Salmonella spp.
O ano de 1908 (Jersey city, NJ, EUA) marca o início da utilização do cloro como agente desinfectante, sendo considerado uma das maiores conquistas na obtenção da segurança contra patógenos na água, e ocorreu concomitantemente com a aquisição de uma maior competência na área, com o surgimento de métodos de análise bacteriológica, permitindo testar a eficiência do tratamento. Tal avaliação não estava baseada na incidência de doenças na localidade servida pela água tratada, mas na análise indireta através da contagem de coliformes.
Este tipo de análise constitui o início da utilização de