ovarios e Testículos
São as gônadas femininas, órgãos pares que produzem os gametas femininos e hormônios que determinam os ciclos menstruais e os caracteres sexuais secundários ,as células dos folículos maduros secretam estrógeno e o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
Mede de 2,5 a 4 cm de comprimento e pesa cerca de 7 gramas. Localizados perto da fixação do ligamento largo e fixado ao mesmo pelo mesovário, alem de se fixar na parede lateral da pelve pelos ligamentos suspensores dos ovários e ao útero pelo ligamento útero-ovárico.
. Na menina são órgãos de superfície lisa. No menacme apresentam sua superfície irregular e podem exibir a presença de folículos ou córpos lúteos. Após a menopausa costumam diminuir de tamanho.Os vasos, linfáticos e nervos entram e saem da face súpero-lateral no ligamento suspensor do ovário. Circulação. A irrigação arterial acontece pelas artérias ováricas (gonadais) ramos diretos da aórta, e por ramos ováricos das artérias uterinas, ramos da ilíaca interna. A drenagem venosa ocorre por meio do plexo pampiniforme, no ligamento largo, que formam a veia ovárica. A veia ovárica direita drena para a Veia cava infeiror e a veia ovárica esquerda drena para a veia renal esquerda. Os linfáticos drenam para os linfonodos lombares (cavais e aórticos)
Testículos
São os órgãos produtores dos espermatozóides, sendo que a partir da puberdade produzem também hormônios, que são responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Em número de dois, ovóides, facilmente palpáveis dentro da bola que os aloja (escroto), onde o esquerdo está em geral em um nível inferior a direito. O testiculo é revestido por uma membrana fibrosa - tunica albugínea. Delicados septos dividem incompletamente o testículo em lóbulos cuneiformes - são os lóbulos dos testículo. Os ápices deste lóbulos em forma de cunha convergem e formam o mediastino do testículo, que é uma massa de tecido fibroso contínuo com a túnica albugínea. Nos