Relatório "Observação de preparações definitivas de esperma, do corte de testículos e de ovários"
Índice
Introdução 2
Material 4
Procedimento 5
Resultados 6
Fotografias e desenhos 6
Discussão 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução No dia 9 de Outubro de 2015, realizámos uma atividade laboratorial, no âmbito da disciplina de Biologia. Os principais objetivos desta aula laboratorial foram a observação do esperma, de um corte de testículos e de ovários, com a devida aplicação dos conceitos lecionados ao longo das aulas teóricas.
Durante as aulas foram postas à nossa disposição várias preparações definitivas de esperma, do corte de testículos e de ovários para que o objetivo da aula laboratorial pudesse ser concretizado.
A espécie humana é caracterizada por ser uma espécie bissexual, ou seja, existem indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino, e que só se reproduz sexuadamente.
A reprodução sexuada resulta na união dos gâmetas provenientes das gónadas existentes no sistema reprodutor masculino e no sistema reprodutor feminino. Ambos os sistemas possuem uma anatomia e um funcionamento bastante complexo. Sendo constituídos por diversos órgãos nomeadamente órgãos reprodutores externos e órgãos reprodutores internos.
No caso do homem os órgãos reprodutores externos são o escroto, que envolve os testículos (gónadas) mantendo-os fora da cavidade abdominal, e o pénis que permite a cópula transmitindo o esperma para a mulher. Os órgãos reprodutores internos são os testículos, que produzem gâmetas (espermatozoides) e hormonas (testosterona, produzida nas células de Leydig), as glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândula de Cowper) que segregam produtos essenciais para o movimento e viabilidade dos gâmetas (um líquido com frutose, um líquido com enzimas anticoagulantes e um líquido alcalino, respetivamente) constituindo assim o esperma do homem, e ainda fazem parte dos órgãos internos os ductos (epidídimo, canais deferentes e uretra) por