Actividade Experimental - gametas
-5848358953500
1553210889000
2663190202566Trabalho realizado por:
Ricardo Bogas Nº29 12ºD
Carlos Firmino Nº32 12ºD
00Trabalho realizado por:
Ricardo Bogas Nº29 12ºD
Carlos Firmino Nº32 12ºD
Professora: Cristina Moura
Disciplina: Biologia
Introdução:
Na espécie humana, a reprodução é sexuada. As diferenças estruturais e funcionais entre os sexos masculino e feminino são, na sua grande maioria, influenciadas pelo sistema reprodutor.
Este tipo de reprodução dá-se através da união dos gâmetas sexuais masculinos (espermatozóides que provêem das gónadas masculinas - testículos) e femininos (oócitos que provêem das gónadas femininas - ovários).
Estes sistemas possuem uma anatomia e funcionamento bastante complexos, sendo assim possível, separá-los e distinguir quais as funções de cada estrutura, o que irá proporcionar um melhor estudo das mesmas.
É este o objectivo desta actividade experimental, efectuar uma observação microscópica dos gâmetas, ovários e testículos humanos, o que nos proporcionará uma melhor análise e compreensão destas estruturas e seus constituintes, assim como o seu funcionamento. Esta observação irá ser realizada a partir de cortes histológicos de testículo e ovário humanos.
Procedimento:
Esta actividade experimental teve como objectivo principal a observação de cortes histológicos de testículo e ovário humanos para um melhor conhecimento estrutural destes, e dos seus gâmetas. Para tal, utilizou-se um Microscópio Óptico.
Começou-se então por fazer esta observação numa ampliação pequena, com o objectivo de identificar as estruturas desejadas (oócitos no caso do corte histológico de ovário e túbulos seminíferos no caso do corte de testículo). À posterior, foi-se aumentado a ampliação e ajustando a respectiva focalização para se chegar a uma resolução que permitisse identificar todos os componentes destas estruturas referidas.
Após