Ovário, testiculo
Com relação a sua anatomia, eles possuem uma forma oval e aplanada, semelhante à de uma amêndoa, com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura.
Na mulher adulta, a parte externa abriga uma grande quantidade de folículos de tamanhos diferentes, onde se encontram os óvulos.
A cada ciclo menstrual, um folículo é desenvolvido e uma grande quantidade de estrógeno começa a ser secretada.
Os ovários produzem hormônios (hormônios sexuais), que, junto com a hipófise, contribuem com o desenvolvimento das características específicas do sexo feminino, além disso, também possui a função de regular a menstruação. Os hormônios produzidos pelos ovários são:
a) O estrógeno, necessário para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores e das características sexuais secundárias como o crescimento das mamas e dos pêlos pubianos, por exemplo.
b) A progesterona exerce sua principal ação sobre a mucosa uterina para manter a gravidez. Também atua, junto com o estrógeno, favorecendo o crescimento e a elasticidade da vagia.
c) A relaxina, hormônio que atua sobre os ligamentos da pélvis e do colo do útero, provocando, assim, o relaxamento durante o parto para facilitá-lo.
Curiosidade:
A Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Geralmente ocorre 14 dias após a ovulação.
O folículo ovariano em desenvolvimento, comandado pela glândula hipófise, produz os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona, que promovem o desenvolvimento endometrial próprio para gestação. Porém, o ovócito não sendo fecundado, ocorre a involução do corpo lúteo, e, consequentemente, queda brusca dos hormônios ovarianos produzidos