Ouvir historia na educação infantil
Elen Rose Dario
Professora-Liliani
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de pedagogia
26/03/2013
RESUMO
Uma criança que tem o hábito de ouvir histórias, que tenha constantemente contato com livros, revistas e jornais desde os primeiros nos de vida tomará gosto pela leitura, se tornará um bom leitor e um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. As histórias infantis e contos de fadas desenvolvem a imaginação, emoções e sentimentos da criança. Aguça a curiosidade pelos acontecimentos, a criança passa a conhecer um mundo de conflitos, problemas e soluções que os personagens enfrentam.
É Através do ouvir histórias que a criança começa a ter informações sobre a vida e os ambientes que a cercam. “A leitura seria a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo”. (MARTINS, 2006, p.25).
.
Palavras-chaves: Criança, leitura, histórias.
1 INTRODUÇÃO
Proporcionando momentos da leitura de histórias e contos para as crianças da educação infantil é uma forma de fasciná-las, permitindo uma perspectiva formativa. O maravilhoso dos contos faz com que aos poucos a magia, o fantástico, o imaginário deixem de ser vistos como pura fantasia para fazer parte da vida diária de cada um. Enquanto alguém lê ou conta histórias, nós nos reportamos ao ambiente em que acontece o fato narrado e participamos do enredo.
Conforme Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.”.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Tomando gosto pela leitura O professor mediador tem que contar a história com entusiasmo com inspiração, não apenas para cumprir