OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS NA FABRICAÇÃO DE REFRIGERANTES
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS NA FABRICAÇÃO DE REFRIGERANTES
CURSO: Engenharia de Produção Professora TIDIR:
Resumo
Este artigo é um estudo da arte do processo de fabricação de refrigerantes. A partir da análise de dados históricos do consumo desta bebida, este trabalho tem como objetivos relacionar os principais fatores que contribuíram para o grande aumento no volume de vendas de refrigerantes no Brasil e o papel do engenheiro de produção no ambiente industrial.
Palavras-chave: Produção, bebidas.
1. Introdução
Com o objetivo de oferecer produtos de qualidade a seus consumidores, as organizações buscam constantemente formas de garantir o menor custo de produção sem perder com isto a qualidade. Otimizar processos é um meio eficaz para se superar este constante desafio.
A crescente demanda do mercado e o aparecimento constante de novas tecnologias impõem um ritmo de mudança cada vez mais acelerado. O engenheiro de produção é um profissional que possui uma visão generalista de processos e sólida formação científica, o que possibilita resposta rápida frente desafios do mundo moderno.
O engenheiro de produção tem como principais atribuições, projetar processos produtivos, viabilizar estratégias produtivas, planejar a produção, produzir e distribuir produtos por meio da implementação de sistemas que envolvam pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia. A abrangência de seu escopo de trabalho é muito ampla. O engenheiro de produção pode realizar o controle de custos e suprimentos; planejamento estratégico, produtivo, financeiro, e de produto; fazer análise de investimentos e de mercados a serem atendidos. Criado inicialmente com o intuito de ajudar na digestão dos alimentos, o refrigerante tornou-se uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Alguns profissionais, afirmam que o consumo deste produto traz diversos males à saúde, mas há