Introdu o a Instrumenta o Industrial
A Instrumentação industrial é a ciência que estuda, desenvolve técnicas e aplicações para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.
De acordo com a organização norte americana de instrumentação (ISA – Instrument Society of America) um instrumento industrial é todo dispositivo usado para direta ou indiretamente medir e/ou controlar uma variável. Segundo a ISA, incluem-se os elementos e sensores primários, elementos finais de controle, dispositivos computacionais, dispositivos elétricos de alarme, chaves e botoeiras. Os componentes internos dos instrumentos já não se classificam como instrumentos (segundo ANSIISA-S5.1-1984-R-1992).
Em um processo industrial, diversas variáveis são monitoradas e usada para controla outras ou a própria variável. Em um mesmo processo industrial outras variáveis diferentes podem ser utilizadas. Na Figura 1 mostra essas principais variáveis e as quatro primeiras são o foco do nosso curso.
Importância da Instrumentação Industrial
O questionamento comum que surge ao iniciar os estudos de instrumentação industrial é: “Qual a importância da instrumentação industrial?”. Uma pergunta simples com varias resposta e respostas não tão simples. Existem muitas respostas pra mesma pergunta.
Pense em um dos produtos industrializados mais famoso no mundo, como um refrigerante de cola. Você pode tomar esse refrigerante no Brasil em cidades diferentes, estado diferentes, como também pode tomar esse mesmo refrigerante em outros países pela América, Europa, África e Ásia e todos vão apresentar o mesmo sabor, mesma quantidade de açúcar, mesmo quantidade de corante, embalados em uma lata ou garrafa com a mesma quantidade do produto.
Essa qualidade uniforme que o produto apresenta se deve principalmente a uma padronização e precisão dos instrumentos envolvidos na fabricação industrial desse produto.